Como mergulhar em nós mesmos e alcançar o superpoder da consciência

Evento discutiu o excesso de estímulos que vem nos tirando do eixo, seu impacto na saúde mental e o potencial da prática de mindfulness para restaurar o equilíbrio Tive o prazer de acompanhar a edição 2022 do Wisdom 2.0, num modelo híbrido com plateia e transmissão on-line, nos dias 7 e 8. Soren Gordhamer, seu criador, diz que o objetivo da iniciativa é aprender a viver com a tecnologia sem que ela nos engula: “precisa estar casada com o coração”, afirmou na abertura do evento, que contou com a música hipnótica de Laura Inserra. Utilizando instrumentos tradicionais, como flautas e tambores, a artista siciliana se define, sem falsa modéstia, como uma alquimista do som. Seu trabalho é tão impressionante que vale a pena conhecê-lo, clicando aqui.

Ler matéria completa

Fraqueza e obesidade abdominal podem indicar sinais de declínio funcional em homens

Condição se caracteriza como uma fase de transição para a incapacidade e surge antes da dificuldade para realizar atividades cotidianas Atividades simples, como se sentar e levantar de uma cadeira, se equilibrar parado e andar uma distância curta são funções que, quando alteradas, podem prever precocemente o declínio funcional, especialmente em homens com obesidade abdominal e fraqueza muscular. Esse foi o tema de pesquisa realizada pela doutora Roberta de Oliveira Máximo, sob orientação do professor doutor Tiago da Silva Alexandre, no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos.

Ler matéria completa

Estudo traz novas descobertas sobre reduzir a ingestão de sal

Principal benefício é a melhora dos sintomas para pacientes com insuficiência cardíaca Não é novidade que pessoas com problemas cardiovasculares são orientadas a diminuir o consumo de sal, mas havia pouca evidência científica por trás da recomendação. Agora, o maior ensaio clínico randomizado – quando se compara o efeito e o valor de uma intervenção em relação a um grupo de controle – sobre a relação da redução de sal na dieta e o impacto num quadro de insuficiência cardíaca traz algumas descobertas sobre a questão. Embora mudanças na ingestão do condimento não tenham baixado o número de hospitalizações e mortes, o que os pesquisadores puderam constatar é que houve melhora dos sintomas, como inchaço, fadiga e tosse, proporcionando mais qualidade de vida aos doentes.

Ler matéria completa

Espiritualidade, exercício e café: o que os especialistas aconselham para o coração

Som da voz também pode ser analisado e prever doença coronariana, mostraram pesquisadores em evento do Colégio Americano de Cardiologia Em se tratando de coração, qualquer novidade é consumida com avidez, por isso aproveito para escrever sobre quatro estudos recém-divulgados. O primeiro trata de um tema que ganha cada vez mais espaço nos congressos médicos: a espiritualidade, associada à descoberta de um significado e propósito para a existência, mas sem estar necessariamente vinculada a qualquer religião. Pacientes com insuficiência cardíaca enfrentam sintomas como falta de ar (dispneia), dor no peito, fadiga, dificuldade para dormir, ansiedade e depressão, que limitam suas atividades físicas e sociais. Para Rachel Tobin, médica do Duke University Hospital, “diferentemente de outras doenças crônicas, trata-se de uma condição que pode levar ao isolamento e à desesperança”. Ela é um dos pesquisadores que fizeram uma revisão de 47 artigos e constataram que o bem-estar espiritual havia trazido uma significativa melhora na qualidade de vida desses indivíduos.

Ler matéria completa

CNPEM desenvolve técnica inovadora e menos invasiva para tratar câncer de próstata

Tecnologia transforma estrutura viral para reconhecer e sinalizar células cancerígenas, e dar impulso para ataque das células de defesa. Estudo teve sucesso em testes com animais e foi publicado em revista americana. Pesquisador do CNPEM Márcio Chaim Bajgelman atuou no desenvolvimento de tecnologia para combate ao câncer de próstata

Ler matéria completa

A relação entre fatores hormonais e reprodutivos e a demência feminina

Ter engravidado e idade mais avançada ao entrar na menopausa trazem maior proteção à mulher De acordo com estudo publicado no início do mês na revista PLOS Medicine, um longo período de reprodutivo, que é o tempo entre a primeira e a última menstruação; ter engravidado, mesmo que sofrendo um aborto; e uma idade mais avançada ao entrar na menopausa protegem a mulher da demência. Por outro lado, experiências como histerectomia (cirurgia de retirada do útero), primeiro parto e menopausa precoces e a menarca ocorrendo bem antes ou depois da média estão associadas a um risco maior para desenvolver um quadro demencial. O que o trabalho sugere é que fatores hormonais e reprodutivos podem desempenhar papel relevante na saúde mental feminina.

Ler matéria completa

Anvisa aprova registro definitivo de vacina da Janssen

Imunizante já tinha aprovação para uso emergencial. Novo registro, que já foi concedido à Pfizer/BionTech, à AstraZeneca/Oxford e à Coronavac, libera a venda da vacina sem ter que passar antes pela agência. A Anvisa publicou, nesta terça-feira (5), o registro definitivo da vacina da Janssen-Cilag contra a Covid-19. Com isso, todos os imunizantes atualmente aplicados no Brasil passam a ter esse tipo de autorização, que permite a comercialização e distribuição das vacinas dentro do país, tanto no sistema público quanto no privado.

Ler matéria completa

Entidades internacionais se unem contra a obesidade e o diabetes

Muitas culturas ainda relacionam o sobrepeso à prosperidade quando, na verdade, trata-se de um fator de risco para inúmeras doenças Na semana passada, assisti ao seminário "Obesity and type 2 diabetes: a joint approach to halt the rise" (em tradução livre, “Obesidade e o diabetes tipo 2: uma abordagem conjunta para deter seu crescimento”). Trata-se da união de forças de duas entidades: a International Diabetes Federation e a World Obesity Federation, que pretendem trabalhar com a Organização Mundial de Saúde, governos, acadêmicos e representantes de pacientes com o objetivo de adotar políticas que possam ser implementadas em escala global. Os números mais recentes, de 2021, dão a dimensão do desafio: aproximadamente 537 milhões de adultos, entre 20 e 79 anos, são portadores de diabetes, contingente que chegará a 643 milhões em 2030 – e há pelo menos 1.2 milhão de crianças e adolescentes diagnosticadas com diabetes tipo 1. Três em cada quatro vivem em países de renda média ou baixa e a doença causou 6.7 milhões de mortes e gastos de 966 bilhões de dólares.

Ler matéria completa

Alemanha derruba isolamento obrigatório para infectados

A partir de 1º de maio, pacientes com Covid-19 na Alemanha serão apenas aconselhados a manter isolamento por cinco dias. Exceção são profissionais da saúde e cuidadores. Pessoas esperam em fila para fazerem testes rápidos de antígeno de Covid-19 em Duisburg, na Alemanha, em 25 de janeiro de 2022

Ler matéria completa

Uruguai suspenderá estado de emergência sanitária por Covid-19

Estado de emergência de saúde em razão da Covid-19 foi decretado em março de 2020. Profissionais de saúde coletam amostra para teste de Covid-19 em crianças na periferia de Montevidéu, no Uruguai, em 18 de março de 2021

Ler matéria completa